Cinco dicas para limpar o painel solar

Um painel solar fotovoltaico, quando instalado, pode proporcionar muitas vantagens, como por exemplo, a diminuição do valor da conta de luz. Porém, manter esse sistema funcionando corretamente requer alguns cuidados. Veja quais.

Problemas causados pela sujeira

Um dos principais atrativos de um sistema de energia solar é, sem dúvida alguma, a sua durabilidade. Esse equipamento pode ter uma durabilidade de até 30 anos.

Entretanto, quando não recebe limpezas periódicas pode ter a vida útil reduzida, pois o acúmulo de sujeira pode ocasionar o surgimento de fungos e manchas no equipamento. Fatores que podem causar a corrosão do painel.

O acúmulo de sujeira também pode reduzir consideravelmente a eficiência de um painel solar. Se a superfície do equipamento estiver completamente coberta por resíduos, ele não consegue captar a luz solar com eficiência.

Isso afeta diretamente a produção de energia elétrica.

Fatores que causam o acúmulo de sujeira

Os painéis solares podem ficar sujos por diversos motivos. Dentro dos centros urbanos, eles podem acumular poeira devido à poluição.

Esses equipamentos também podem ser contaminados por uma série de resíduos gerados pela presença de pombos, por exemplo, que costumam se aglomerar no topo das construções.

Os painéis instalados em áreas afastadas dos centros urbanos também podem acumular sujeira, pois a presença de aves nessas áreas pode ser ainda maior.

Além disso, a quantidade de árvores nessas regiões pode fazer com que folhas e galhos se acumulem na superfície dos painéis.

Dicas de como limpar um painel solar

Devido à ação da natureza e vários outros fatores, é impossível evitar que um painel solar fique sujo. Por isso, limpar esse equipamento periodicamente é a melhor forma garantir que ele tenha um bom desempenho durante toda a vida útil.

Se você ainda não sabe como limpar um painel solar, confira essas cinco dicas que vão te ajudar bastante na hora te realizar essa tarefa:

1. Quando limpar

Não existe uma regra exata sobre quando realizar a limpeza dos painéis solares. Isso vai variar de acordo com o nível de contaminação do local em que ele se encontra.

Porém, por segurança, limpar a cada quatro meses pode garantir o bom funcionamento de um painel solar.

2. O que deve ser utilizado

Geralmente, é possível remover a sujeira de um painel solar utilizando apenas água. Entretanto, se você não conseguir retirar toda sujeira dessa forma, procure usar materiais lisos e macios, como esponjas e panos, para terminar a limpeza. Desse modo você evita qualquer dano à superfície do equipamento.

3. O que não deve ser utilizado

Nunca use materiais que possam aranhar ou deixar qualquer tipo de resíduo na superfície do painel, pois isso pode acabar afetando a captação de luz solar.

4. O que não deve ser feito

Nunca realize a limpeza de um painel solar sentado ou caminhando sobre o equipamento. Subir nesse dispositivo, além de ser extremamente perigoso, também pode danificar bastante a estrutura do equipamento.

5. Como realizar a limpeza com segurança

Caso você não tenha os materiais ou os treinamentos adequados, procure evitar subir em telhados para realizar a limpeza do painel solar.

Com uma mangueira e um bom fluxo de água é possível limpar o equipamento mesmo a alguns metros de distância.

Outra alternativa é enrolar um pano macio em um rodo conectado a um cabo extensor.

Sistemas de energia solar

Conhece o trabalho da Entec Solar? A empresa é especialista em fornecimento, instalação e manutenção de sistemas de energia solar fotovoltaicos.

Clique aqui e saiba mais ou entre em contato 41 3209 3101.