Como funcionam os módulos fotovoltaicos

A produção e a utilização das energias renováveis, especialmente a energia solar, têm crescido muito nos últimos tempos dentro e fora do Brasil.

A produção e a utilização das energias renováveis, especialmente a energia solar, têm crescido muito nos últimos tempos dentro e fora do Brasil. Uma das razões para esse crescimento é a redução nos preços dos equipamentos como os módulos fotovoltaicos.

Você sabe como funcionam as placas fotovoltaicas e como acontece a conversão de energia solar em eletricidade? No artigo de hoje, nós falaremos mais sobre este assunto e tiraremos todas as suas dúvidas.

Como funcionam os módulos fotovoltaicos?

A produção de energia solar é mais simples do que se imagina. O painel solar possui um conjunto de células fotovoltaicas, que são feitas de materiais semicondutores, como o silício – um com carga positiva e outro com carga negativa. Essas células são bastante sensíveis e capazes de absorver a energia solar.

Durante essa absorção, as partículas da luz do sol e os fótons cruzam com os átomos das células fotovoltaicas. Esse encontro faz com que os elétrons mudem de lugar, gerando a eletricidade.

É por esse motivo que a energia solar é considerada uma energia limpa. Ela não causa nenhum estrago ao meio ambiente, não depende de combustíveis fósseis e não deixa resíduos. Os equipamentos estão se tornando mais acessíveis e não exigem manutenção constante.

E, melhor ainda, a fonte da energia é um bem natural, renovável, diário, gratuito e presente em todo o mundo que é a luz do sol. Por isso, a energia solar tem se tornado um dos maiores setores de investimento dos últimos tempos.

A energia é transformada em calor ou eletricidade?

Depois do encontro entre as partículas solares e as partículas das células fotovoltaicas, a energia solar é transformada em energia e não em calor. O fóton de luz incide sobre a célula do sol o que gera uma tensão e, por fim, a corrente elétrica é produzida. É assim que a energia elétrica é liberada quando um eletrodoméstico é ligado na tomada.

É uma transformação que até parece mágica, mas que é perfeitamente explicada pela ciência. A energia gerada por ser utilizada das mais diferentes formas com destino às grandes usinas e estabelecimentos industriais assim como pode ser usada em residências e comércios pequenos.

Como é feita a montagem dos módulos fotovoltaicos?

Outra dúvida muito comum entre as pessoas que se interessam pelo assunto é a montagem do painel solar e suas placas. As células fotovoltaicas são placas individuais conectadas por uma faixa bem fina, de cima para baixo, formando um circuito.

Este conjunto de células é revestido por uma lâmina de vidro temperado. Antes disso, o vidro recebe tratamento para se tornar antiaderente e antirreflexo. O vidro temperado é resistente às intempéries climáticas como chuva de granizo, garantindo a vida útil do painel. A moldura do vidro é feita de alumínio.

Na parte de trás do painel ficam os condutores derivados da caixa de junção. Eles são responsáveis pela ligação e comunicação da série de painéis solares.

Este conjunto de painéis é ligado ao inversor solar através de cabos de corrente contínua. A partir daí a energia solar é convertida em energia elétrica.

As pessoas estão percebendo que podem deixar de ser apenas consumidoras para se tornar também produtoras de energia limpa. Além de garantir economia na conta de energia no final do mês, produzir energia solar é uma fonte de renda em crescimento no país.

Que tal se capacitar e começar a trabalhar no ramo de energia renovável, setor em alta no mundo todo? Na Entec Solar, você pode garantir a sua vaga no Programa de Capacitação de Energia Solar Fotovoltaica e se preparar para atuar numa das áreas mais promissoras do mercado. Clique aqui e saiba mais sobre o curso.