Empresa registra alta de 1.000% na procura por sistemas de energia solar durante a pandemia

Atendendo em média 100 novos clientes por dia, a expectativa é triplicar o faturamento em 2021, depois de um crescimento de 10% em 2020.

A procura por soluções em energia solar tem crescido ano a ano e, mesmo durante a pandemia de Covid-19, encontrou caminhos para manter altos patamares nos negócios. Um estudo produzido pela Bloomberg New Energy Finance e divulgado neste mês apontou que um terço da capacidade instalada do país será de energia fotovoltaica em 2050. Além disso, a geração de energia elétrica no Brasil tende a duplicar até essa data, chegando a 250 GW. Ou seja, o mercado está em plena expansão.

É o que mostra também os números da Entec Solar, do Paraná.  A empresa, especializada no fornecimento, instalação e manutenção de sistemas de energia fotovoltaicos, registrou um aumento de 1.000% nos interessados por soluções durante, principalmente, o segundo semestre de 2020. 

“Hoje atendemos mais de 100 pessoas interessadas em todo o Brasil, que querem saber como diminuir seus custos com energia. Em volume de projetos, passamos de 20 para 50 por mês em 2020”, conta Jessé Jaelson da Silva, sócio e diretor da Entec Solar. 

Jessé explica que a energia solar é uma tendência sem volta para o mercado nacional, que entendeu os seus benefícios, tanto para a preservação do meio ambiente, quanto para as finanças. Com valor reduzido em quase 90% nos últimos dez anos (Absolar) e possibilidades facilitadas de financiamento (95% das vendas da empresa são financiadas), o acesso a esta solução tem crescido rapidamente.

“Geralmente o cliente opta por trocar o valor da sua fatura de energia elétrica pelo valor do financiamento. No início, esse valor costuma ser um pouco maior, mas em até três anos ele terá um bem quitado que continuará gerando energia por mais 30 ou 35 anos. Só os painéis têm garantia de 25 anos”, afirma a sócio e diretora Fernanda da Silva Pereira. Somente a Entec já gerou uma economia na ordem de R$ 5 milhões em energia elétrica em cerca de 700 instalações que realizou em seus quatro anos de existência. 

Para 2021, as expectativas são elevadas para a Entec Solar. “Em janeiro estão programadas 49 instalações e, no decorrer do ano, acreditamos que esse número aumente três vezes, chegando a 150 instalações por mês”, ressalta Jessé.

As projeções se baseiam, principalmente, nos aprendizados que a pandemia trouxe para a empresa. Acostumada com a prestação de serviços comerciais e industriais, com a paralisação dos investimentos por parte desses setores por conta da pandemia de Covid-19, a Entec Solar resolveu ampliar seu foco para o mercado residencial e viu um crescimento de 10% no faturamento em relação a 2019. 

“Mais de 60% de nossos projetos eram comerciais e industriais e frente ao corte em investimentos do mercado, que aconteceu perante a crise, montamos uma nova estratégia de comunicação, ampliando as divulgações para as mídias sociais. O resultado foi o aumento na procura por parte de pessoas físicas, o que sustentou a empresa durante os meses mais difíceis da pandemia e o que nos motivou a buscar novos mercados para expandir”, comenta Fernanda. 

A adaptação frente ao novo cenário, de pandemia, também envolveu outras áreas e teve que ser rápida. A empresa, que trabalhava com representantes que realizavam visitas presenciais aos clientes, teve que criar um formato de atendimento desde a avaliação dos telhados para instalação dos painéis solares – um processo exclusivo – até o fechamento de contratos.

“A indústria solar era resistente à venda virtual. Projetos, propostas e contratos detalhados levaram instaladores e revendedores a preferir conversas presenciais. Mas a pandemia tornou a preferência insustentável. Então mudamos processos para atender o momento e agora estamos capacitados a trabalhar de maneira totalmente digital. Antes, um vendedor fazia três visitas por dia, agora faz mais de 20 atendimentos on-line com a mesma eficiência e qualidade”, explica Jessé.

Com a capacidade de atendimento ampliada, através de um processo de vendas 100% automatizado e à distância, a empresa está pronta para crescer em 2021. “Nossa expectativa é começar forte o ano, atendendo projetos residenciais e voltar, gradativamente, a atender também os mercados industriais e comerciais, que já dão sinais de volta à normalidade. Iniciamos 2021 com projetos que haviam ficado adormecidos durante a pandemia e abrimos, ainda, a oferta de nossos serviços ao mercado rural. Inclusive, como correspondentes bancários, temos autorização para fazer todo o processo de financiamento, o que facilita muito em termos de negociação para ambas as partes”, explicam os sócios da Entec Solar.