Energia solar: como se usa e onde instalar?

Vem aumentando muito o número de indústrias que estão aderindo ao sistema de energia solar.

É um grande erro acreditar que a aplicação do sistema de energia solar seja algo extremamente complexo e um benefício exclusivo de algumas áreas especificas.

Um dos pontos fortes desse sistema é justamente a sua versatilidade. A energia solar pode ser captada em qualquer local onde haja incidência solar.

A instalação desse sistema é simples e a energia gerada pode ser utilizada em diversos locais, de diferentes formas.

Residências

Existem algumas formas de fazer uso da energia solar dentro de uma casa. Um sistema solar fotovoltaico pode gerar energia elétrica para uma residência, por meio da captação de radiação solar.

Essa energia elétrica pode ser utilizada na iluminação e no uso de diversos aparelhos eletrônicos.

Encontramos também, o sistema de energia solar térmica. Esse tipo de sistema é mais simples e não gera energia suficiente para atender a demanda elétrica de uma residência inteira.

Sendo utilizado apenas em alguns casos, como aquecer ambientes, chuveiros, piscinas e banheiras.

Empresas

Vem aumentando muito o número de indústrias que estão aderindo ao sistema de energia fotovoltaica. Pois, optar por esse tipo de energia pode ajudar a reduzir bastante os gastos de uma fábrica.

O estabelecimento que adere a esse sistema também deixa clara sua preocupação com o uso dos recursos naturais.

Assim como as residências, as indústrias podem fazer uso da energia solar de diferentes formas. Os sistemas de energia solar são capazes de abastecer o sistema elétrico de uma empresa.

Também podem auxiliar os processos de produção: aquecendo água, ar e ambientes internos.

Usinas solares

Essas usinas reúnem grandes quantidades de módulos fotovoltaicos e têm capacidade para produzir energia elétrica em altos níveis.

A usina heliotérmica é outro modelo interessante de usina solar, que funciona de uma forma bem parecida com as tradicionais.

A usina heliotérmica utiliza calor e vapor para movimentar turbinas e acionar geradores. O calor é captado por diversos módulos solares e então é direcionado para uma única central de aquecimento fluido, que faz com que as turbinas funcionem.

Áreas rurais

Uma das principais vantagens do sistema de energia fotovoltaicoé que ele pode ser instalado em locais distantes e de difícil acesso, sem que grandes obras precisem ser feitas.

Esse sistema pode armazenar a energia produzida em baterias, permitindo que locais remotos possam gerar a própria energia.

Numa área rural, os painéis de energia solar podem ser instalados tanto na superfície das propriedades, quanto no solo. A energia derivada desse sistema é capaz de ajudar no bombeamento de água dos poços e na irrigação de lavouras.

Esse sistema também é capaz produzir energia elétrica suficiente para ajudar nos processos de produção e conservação de produtos alimentícios.

Dispositivos Autônomos

Qualquer aparelho elétrico que fique exposto a luz solar, cuja demanda possa ser atendida por módulos solares pode ser utilizado como um dispositivo autônomo, ou seja, que pode produzir sua própria energia elétrica.

A Entec Solar é uma empresa especializada na instalação e manutenção de sistemas de energia fotovoltaicos e pode ajudar fazendo um orçamento sem compromisso para sua residência ou empresa. Acesse o nosso site ou ligue para (41) 3209-3101.