Estação de pesquisa em energia solar é novidade no Paraná

 

O Projeto conhecido como “Estação de Pesquisa em Energia Solar”, foi inaugurado recentemente no Paraná.

Ele foi desenvolvido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) através do P&D 2866-0464/2017, com o apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Com um investimento de R$ 6 milhões, o projeto tem o objetivo de alcançar informações sobre e energia solar e o potencial fotovoltaico.

Essas informações serão alcançadas através dos microclimas das cidades paranaenses, para que haja um controle adequado sobre todas as ações de planejamentos futuros.

Por isso, foi necessário a instalação de geradores fotovoltaicos de diferentes tecnologias para uma análise e comparação com mais desempenho.

Para que serve a estação de pesquisa em energia solar?

Por meio de estações solarimétricas, a rede consiste instalação em seis campus da UTFPR: Ponta Grossa, Pato Branco, Medianeira, Campo Mourão, Cornélio Procópio e Curitiba.

Sendo assim, a estação vai desenvolver quatro linhas de pesquisas que se complementam, como Sistemas Eólicos, Sistemas de Distribuição Rurais, Sistemas de Gerenciamento e Sistemas Solares e Fotovoltaicos.

Para estudos com mais impacto, a empresa paranaense NHS Solar doou dois Inversores Fotovoltaicos Híbridos, que serão responsável por fornecer sistema de geração de energia.

Segundo Julio Cesar Moura Faé, P&D analista de projetos NHS Solar, este projeto é importante para identificar e comparar o potencial da energia solar de acordo com as diferentes condições.

Que são condições que variam ao ser influenciadas pela temperatura ambiente, radiação solar, vento, entre outros.

“Esse projeto vai beneficiar toda a sociedade, informando o potencial energético de cada região para a utilização e instalação de equipamentos de energia solar, que tem crescido muito, não só pelo custo, mas também pela busca de formas alternativas de energia sustentável, que é uma tendência mundial”, comenta Julio Cesar.

Outros projetos serão desenvolvidos

Outro projeto desenvolvido pela NHS Solar, são os Inversores Fotovoltaicos Híbridos que também terão um estudo aprofundado.

Pois é um sistema com capacidade de captar energia dos painéis e direcionar essa energia para as baterias e para a rede elétrica, podendo também armazenar e utilizá-la quando necessário.

A análise de uma usina solar associado a um banco de baterias no Campo Curitiba, também faz parte do projeto que estará ligada à rede elétrica.

A usina servirá de modelo para outras pesquisas que se aprofundam sobre o fornecimento de energia elétrica nos horários com consumos altos.

Gostou desse post? Então não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e com o seus amigos.

Entec Solar

Entec Solar é uma empresa especializada em fornecimento, instalação e manutenção de sistema solar fotovoltaico, além de oferecer uma capacitação completa de energia solar fotovoltaica.

Estamos a alguns anos no mercado e nossa garantia é comprovada já em nosso primeiro atendimento ao cliente.

Também realizamos um estudo aprofundado para garantir o melhor resultado, junto a uma equipe especializada.

Garantimos o alto nível de qualidade e confiabilidade do Brasil. Entre em contato conosco pelo telefone 41 3209 3101 ou acesse www.entecsolar.com.br