Fique de olho no mercado de energia renovável para 2019

Consumir energia 100% limpa é o jeito mais eficiente de compensar as emissões de CO2.

Mercado de energia renovável , energia alternativa ou energia limpa são três nomes possíveis para qualquer energia obtida por meio de fontes renováveis, que não geram grandes impactos ambientais negativos.

Consumir energia 100% limpa é o jeito mais eficiente de compensar as emissões de CO2.

A fonte de energia mais usada ainda é o carvão, com o consumo mundial de mais de 28% contra quase 13% de energias renováveis.

O mercado de energia renovável deverá dobrar seu crescimento até 2050 devido o baixo custo das baterias de armazenamento segundo a (BNEF) Bloomberg New Energy Finance.

No Brasil, naturalmente, há uma margem predominante de energia renovável devido às hidrelétricas, apesar do crescimento de termelétricas por combustíveis fósseis.

O setor de energias renováveis está sendo fortemente beneficiado desde a publicação da regulamentação normativa RN 482/12, que permite que qualquer sistema conectado à rede possa gerar sua própria energia e trocar créditos com a distribuidora de energia.

Com isso, as pequenas empresas ganharam a chance de aumentar a procura pelos seus serviços e expandir seus negócios. Veja as cinco tendências no setor para 2019.

1 – Armazenamento por Baterias

As perspectivas deste ano são as primeiras a destacar o enorme impacto que a queda nos custos das baterias terá no mix de energia nas próximas décadas.

A BNEF prevê que os preços da bateria de lítio-íon, que já caíram cerca de 80% por megawatt-hora desde 2010, continuarão a cair à medida que a produção de veículos elétricos aumente, ao longo dos anos 2020.

2 – Aumento da necessidade de energias renováveis no País

Quando se fala em energia renovável, o Brasil é visto como um país que dispõe de diversas oportunidades. A matriz energética brasileira possui uma grande diversificação, já que o país consegue produzir energia limpa a partir de diversas fontes e inseri-las aos poucos na matriz elétrica.

A vantagem brasileira para os países desenvolvidos é que, enquanto são obrigados a aumentar a participação de fontes renováveis disponíveis, o Brasil, por sua diversificação de fontes limpas, só precisa complementar a matriz elétrica com elas e aproveitar a potência dos recursos naturais oferecidos.

Dessa forma, abre-se oportunidade de mercado para empresas que queiram adequar seus produtos e serviços para o fornecimento voltado para a cadeia da energia.

3 – GN (Gás Natural)

O gás tem um futuro mais promissor. O papel do gás no mix de geração evoluirá, com aumento na construção e utilização de usinas elétricas, para proporcionar suporte para as energias renováveis, em vez de produzir a chamada eletricidade de carga base ou contínua.

A BNEF estima que a geração a gás terá um aumento de 15%, entre 2017 e 2050, embora sua participação na eletricidade global caia de 21% para 15%.

4 – Transporte eletrificado

O crescimento do setor de transportes elétricos também influenciará o tabuleiro energético mundial, representando 9% da demanda total até 2050.

Com base em outro estudo da BNEF, o Electric Vehicle Outlook, os veículos elétricos representariam 28% das vendas globais de carros novos até 2030 e 55% até 2040.

Os ônibus elétricos devem dominar seu nicho, alcançando 84% de participação global até 2030.

5 – Indústria do carvão

As perspectivas para a indústria do carvão não são nada animadoras. O estudo estima que a queima de carvão nas usinas cairá 56% entre 2017 e 2050.

Para os analistas da BNEF, essa queda oferece uma projeção mais otimista para as emissões de carbono do que o relatório do ano passado.

O estudo prevê um aumento das emissões globais do setor elétrico de 2% em 2017 para um pico em 2027 e depois uma diminuição de 38% em 2050.

No entanto, isso ainda significaria que o setor energético global não cumpriria sua parte do esforço de manter os níveis globais de CO₂ abaixo de 450 partes por milhão.

Considerado suficiente para limitar o aumento da temperatura média global a dois graus centígrados e evitar as piores previsões das mudanças climáticas.

Tendo isso em vista e aproveitando os recursos naturais de energia limpa que nosso país oferece, abrimos os leques para novas oportunidades com as fontes de energia solar.

Permitindo criar negócios com pouco investimento em comparação com o custo de pagar uma conta de luz no final do mês e, ainda gerar um fonte de renda por ter um fornecimento de energia, seja em uma residência ou empresa.

ENTEC SOLAR

Pensando no mercado de energia renovável , a Entec Solar disponibiliza, desde cursos e treinamentos, a instalações de sistemas de energia solar fotovoltaico para você se tornar um especialista e conquistar o seu espaço no mercado de trabalho.

Com uma tecnologia chamada de sistema Entec on-grid, é possível o compartilhamento de energia elétrica com a rede local da concessionária por um meio de um contato.

Assim, é contabilizada tanto a energia consumida como a enviada para a rede. Clique aqui e saiba mais.