Horário de verão: veja os benefícios para a geração de energia solar

A energia solar fotovoltaica é uma alternativa de geração de energia que não agride o ambiente e pode ajudar a economizar bastante.

O horário de verão é uma medida adotada para ajudar a diminuir o consumo de energia elétrica.

No Brasil, normalmente, o horário de verão só acontece nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, pois são as que estão mais distantes da linha do Equador (dias ficam mais longos e noites mais curtas).

A duração do horário de verão é de quatro meses – inicia em novembro e termina em fevereiro. Nesse período, a economia de energia é bastante interessante de ser analisada.

Dados do ONS – Operador Nacional de Sistema – dão conta que, em 2016, foram mais de 160 milhões de reais economizados em geração de energia no Brasil.

Mas você sabia há outra forma de aproveitar ainda mais o período de horário de verão para ter energia elétrica em casa, gastando muito menos? É aí que entra a energia solar. Quer saber mais? Continue a leitura.

Como funciona?

A energia solar fotovoltaica é uma alternativa de geração de energia que não agride o ambiente e pode ajudar a economizar bastante.

Ela funciona da seguinte forma: são instalados painéis solares no topo da casa (pode ser em prédios também). Esses painéis são conectados a uma máquina chamada Inversor Solar.

O inversor captura a incidência dos raios solares e os transforma em energia elétrica. Essa energia não terá qualquer diferença em relação ao uso. Serve para fazer funcionar todos os aparelhos elétricos que já temos em casa.

Acaba por ser uma solução amigável ao meio ambiente, limpa, renovável e, praticamente, sem limitações. Ao invés de ter que pagar pela energia fornecida, você paga para gerar a própria energia no seu ponto de uso.

O horário de verão pode ajudar nos sistemas de energia solar?

A resposta é sim! É fato que o Brasil utiliza pouco o seu potencial. O País possui uma das maiores taxas de incidência solar do planeta, mas são pouco utilizados os sistemas de energia solar fotovoltaica.

Levando em consideração que o horário de verão tem sido eficiente na diminuição do consumo de energia elétrica, aproveitar esse período seria ainda mais benéfico tendo energia solar nas casas, empresas, escolas, etc.

E quais os benefícios?

Aliar a economia gerada pela adoção do horário de verão com a implantação tecnológica dos sistemas de energia solar fotovoltaica é, por si só, já um grande benefício. Com o sol se pondo mais tarde nas cidades, mais energia pode ser gerada, diariamente.

A necessidade de consumir energia elétrica durante o horário de verão pode ser um pouco maior em relação a outros períodos.

Apesar de termos mais tempo de sol durante o dia, o calor também é maior e isso nos leva a deixar ventiladores e aparelhos de ar-condicionado ligados por mais tempo, o que pode aumentar os gastos.

Esse impacto será bem menor se você usar energia solar, pois além de consumir a energia gerada diretamente nos painéis fotovoltaicos, não há qualquer agressão ao meio ambiente.

A Entec Solar dispõe de uma equipe altamente qualificada na instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica.

Além disso, oferece um Programa de Capacitação de Energia Solar que proporciona amplo conhecimento técnico nesta área, que só tende a expandir. Clique aqui e saiba mais. Você também pode entrar em contato conosco: 41 3209 3101.