Por que investir em energia solar?

Quando o assunto são energias renováveis e sustentabilidade, o Sol aparece como campeão na questão. Afinal, estamos falando sobre uma energia infinita, limpa, disponível e natural.

Não há emissão de gases causadores do efeito estufa que contribuem para que as temperaturas na Terra sejam cada vez mais altas e, além disso, não gera resíduos que podem causar ainda mais danos à natureza.

Em termos de sustentabilidade, a energia solar fotovoltaica é considerada como uma grande aliada. Veja inúmeros motivos para investir nessa modalidade de energia:

Energia solar fotovoltaica – o que é, benefícios e como funciona?
Esse modelo de geração de energia já ocupa parte significativa da produção de países como Espanha, Alemanha, Japão, China, Itália e Estados Unidos.
No Brasil, o potencial de exploração de energia solar é muito maior de que em vários países do mundo até porque dias de sol por aqui ocorre praticamente o ano todo.

Outro fator positivo é o fato de que os investimentos nesse setor estão aumentando significativamente resultando em mais inovação e eficiência.

Além da economia – alguns estudos apontam para uma redução de até 95% do consumo – os benefícios sustentáveis da energia solar somam uma lista considerável.

Segundo dados levantados pelo Greenpeace, o uso de energia solar fotovoltaica e eólica estão entre as principais soluções viáveis para a redução dos gases de efeito estufa no globo terrestre.

Como ocorre a conversão

No sistema fotovoltaico de produção e geração de energia solar a conversão se dá pela irradiação do sol em painéis semicondutores. Quando isso ocorre, os fótons contidos na luz do sul são convertidos em energia elétrica, por meio das células solares.

Telhados, fachadas e até jardins podem ser usados para a instalação de painéis solares. Mas, antes de optar por um local, é interessante que você converse com um profissional qualificado, assim, ele poderá indicar quais são os melhores lugares em sua casa ou comércio para que o aproveitamento seja o maior possível.

Além dos aspectos citados até aqui, outro ponto que faz da energia fotovoltaica uma grande aliada da sustentabilidade é o alto nível de durabilidade dos materiais usados, a baixa necessidade de manutenção e investimentos. Em longo prazo os benefícios e a autonomia oferecem ainda mais vantagens para o bolso!

Valorização do imóvel

Você sabia que investir em energia solar fotovoltaica ainda contribui para a valorização de seu imóvel? O motivo para isso é muito simples: a eficiência energética e a contribuição sustentável agregam valor à sua residência. Na verdade, foi exatamente isso que demonstrou um estudo feito pelo Berkeley Lab.

Sistema Entec Solar

A Entec Solar é uma empresa pioneira e referência quando o assunto são sistemas de produção de energia solar automatizado. A equipe da Entec dispõe de profissionais qualificados e equipamentos específicos para cada necessidade do cliente – indústria, residência e comércios.

Além disso, a Entec Solar ainda conta com um Programa de Capacitação de Energia Solar. Por meio dele a empresa visa disseminar o conhecimento e a informação sobre essa alternativa futurista e econômica de geração de energia. Clique aqui e saiba mais.

Então, gostou de saber mais sobre esse assunto? Aproveite e compartilhe esse artigo em suas redes sociais preferidas!