Posso gerar energia solar em um lugar e usar em outro?

Após a Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL, todo consumidor usuário do sistema de energia fotovoltaico é capaz de gerar energia solar para si mesmo e para a concessionária de energia da região por meio de seus excedentes, diminuindo o valor da sua conta de consumo energético.

Quando a energia é captada pelas placas fotovoltaicas e passa para o microinversor para que seja feita a transformação de corrente contínua para corrente alternada, essa corrente chega na unidade atendida e é consumida pelos aparelhos elétricos e lâmpadas, o restante é injetado na rede elétrica da concessionária.

Então eu posso gerar energia solar em um lugar e usar em outro?

Usando esse esquema de crédito de energia excedente é possível gerar energia em uma unidade e usá-lo para compensar outras contas, desde que sejam de mesma titularidade e dentro da área de concessão da mesma distribuidora. Isso se chama Autoconsumo Remoto.

E a economia não pára na conta de luz, pois esse esquema possibilita que o consumidor invista em um único sistema de energia fotovoltaico para beneficiar a todas as unidades que possui. Esse esquema também é de grande utilidade para as empresas, pois o crédito da energia produzido poderá ser utilizado em sua sede e vice-versa.

Como pode ser feito o Autoconsumo Remoto?

Como vimos, o Autoconsumo Remoto só pode ser feito para unidades de mesma titularidade. Mas seria possível fazer para unidades com titularidades diferentes? Sim, é possível, e a esse sistema dá-se o nome de Geração Compartilhada.

Mas o que é Geração Compartilhada?

É a união de múltiplos consumidores, amigos ou familiares, que se associam para se beneficiarem da energia gerada por uma usina fotovoltaica de propriedade comum.

Para que seja possível estabelecer uma Geração Compartilhada é preciso que todos os envolvidos se unam por meio de consórcio ou cooperativa, formalizando o compromisso de solidariedade entro os associados.

Vale ressaltar que os componentes dessa cooperativa também podem ser empresas, mas assim como no sistema de Autoconsumo Remoto, é preciso que todos os envolvidos sejam atendimentos pela mesma concessionária.

O sistema apresenta muitas vantagens como, a rapidez e facilidade na instalação, a ausência de burocracia, a economia da conta de luz, a possibilidade de estender essa economia para outras pessoas investindo na instalação de um único sistema para gerar energia solar.

Além do crescente progresso de melhorias tecnológicas e investimentos para a área, a valorização do imóvel que tem o sistema já instalado.

Embora o investimento ainda seja considerado relativamente alto, o retorno é melhor do que qualquer outro investimento de renda fixa, sistema resistente e com uma boa durabilidade, e o melhor de tudo é o bem que faz para nós e para o planeta.

Uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável é sempre um grande e rentável investimento, principalmente em tempos aonde a sustentabilidade vem ocupando um lugar de destaque nas pautas governamentais, nas empresas e nas escolas.

Não fique fora dessa nova realidade e aproveite todas as vantagens que esse sistema pode oferecer.Clique aqui e saiba mais sobre as vantagens em instalar um sistema de energia solar fotovoltaico. Ou entre em contato com a Entec Solar: 41 3209 3101.