Quais são os modelos de placa solar?

A placa solar é o principal componente de um sistema fotovoltaico.

Nos últimos anos, as aplicações e usos práticos da energia fotovoltaica têm crescido de forma exponencial ao redor do mundo. O Brasil, devido a suas características climáticas é um dos países mais privilegiados nesse sentido.

A geração de energia fotovoltaica se dá de forma bem simples por meio dos painéis solares. Não há necessidade de manutenções recorrentes e caras, geração de resíduos, poluição ou ainda de mecanismos móveis para sua instalação e uso.

Os painéis solares são os principais componentes de um sistema fotovoltaico. Eles são compostos e funcionam com base em um conjunto de células que transformam a luz do sol em energia.

A seguir, você poderá conferir os três principais modelos de painel solar fotovoltaico usados no mercado. Acompanhe e fique por dentro das características e vantagens de cada um.

Placa  solar monocristalino

Esse modelo é considerado como o mais eficiente e tecnológico. Ele é composto a partir de um único cristal.

A estrutura do cristal monocristalino apresenta características de uniformidade e mais pureza. Na realidade, é por isso que conseguem entregar um excelente nível de eficiência energética.

Entre as vantagens destacamos a necessidade de menos espaço para sua instalação, vida útil em torno dos 25 anos e o seu funcionamento, que é melhor do que outros modelos em situações de pouca luz solar.

Placa solar policristalino

Esse modelo é produzido a partir do derramamento de silício fundido em uma espécie de molde. Esse processo de produção faz com que sua estrutura não seja uniforme e apresente algumas imperfeições e granulações.

Apesar disso, a maior parte dos painéis solares produzidos atualmente conta com alguma variação do silício.

A vida útil, podendo passar dos 30 anos além do preço relativamente mais em conta quando comparado com o modelo monocristalino são suas principais vantagens. Aliás, é isso que o torna uma boa opção quando o assunto é custo-benefício.

Placa solar filme fino

A tecnologia de filme fino é uma das menos comuns no mercado. Mesmo apresentando algumas desvantagens é uma escolha interessante para situações e projetos que exigem menos energia, portabilidade e leveza do material do painel.

Esses painéis podem contar com uma variedade de materiais em sua composição a exemplo do telureto de cádmio e silício amorfo.

Uma de suas principais vantagens está no preço que tende a ser mais baixo do que as opções citadas anteriormente. O motivo para isso é que estamos falando sobre uma tecnologia que ainda tem muito que crescer no mercado.

Também podemos adicionar à lista de vantagens a sua aparência estética muito bonita e o fato de que pode ser flexível – o que aumenta suas possibilidades de uso. Além disso, ele sofre bem menos impactos com questões como temperaturas muito altas ou com sombras de árvores, por exemplo.

Como escolher um sistema de energia solar fotovoltaico?

Na hora de escolher o melhor modelo de painel solar para sua casa ou empresa, o fator chave a ser considerado é a eficiência. De acordo com a região ou a localidade, um modelo pode se sair melhor do que outro.

Por isso, uma dica é procurar por empresas especializadas e de referência no mercado, como a Entec Solar. Assim, você poderá colocar em prática seu projeto com muito mais segurança, economia e qualidade.

Quer saber mais sobre energia fotovoltaica e como você pode se beneficiar com ela? Clique aqui ou entre em contato pelo número 41 3209-3101.