Qual a finalidade da bateria no sistema de energia solar?

São várias as vantagens em ter uma bateria no sistema de energia solar.

O setor de energias renováveis está em crescente desenvolvimento desde a publicação da resolução normativa RN 482/12, que permite que qualquer sistema conectado à rede possa gerar sua própria energia e trocar créditos com a distribuidora.

Como as oportunidades para as pequenas empresas aumentam conforme a adoção da tecnologia em massa, citamos a seguir a principal tendência de fonte de energia renovável para o setor nos próximos anos, o sistema de energia solar fotovoltaico. Leia mais sobre a estrutura do sistema fotovoltaico e saiba quando investir em baterias:

Um sistema fotovoltaico autônomo (Off-Grid) tem, basicamente a seguinte estrutura:

  • Arranjo Fotovoltaico (o conjunto de placas solares fotovoltaicas): responsável pela captação da radiação solar e conversão em energia elétrica;
  • Banco de baterias: responsável pelo armazenamento da energia elétrica convertida, permitindo a sua utilização a qualquer momento, inclusive durante a noite;
  • Inversor Solar (Autônomo): é o componente responsável pela transformação da corrente contínua gerada pelas placas solares e armazenada nas baterias em corrente alternada, possibilitando a utilização da energia elétrica em equipamentos feitos para operar ligados à rede elétrica. Quando os equipamentos trabalham somente com corrente contínua (como é o caso da maioria dos aparelhos utilizados em telecomunicação) não há necessidade de se ter um “inversor autônomo” no sistema fotovoltaico isolado (sistema fotovoltaico Off-grid).

Como o próprio nome do sistema sugere, você terá uma alimentação de energia elétrica autossuficiente para suprir a demanda necessária ao longo do dia.

Neste caso a bateria é indispensável, pois quando o sistema fotovoltaico não for capaz de gerar demanda necessária para o abastecimento da residência, o banco de bateria irá garantir o envio constante da energia necessária, estabilizando a eletricidade para seus equipamentos.

Além disso, sua principal função será armazenar eletricidade suficiente para momentos quando não há geração de energia, por exemplo, à noite.

Vantagens em utilizar um banco de baterias em um sistema Fotovoltaico:

  • Alimentação de energia elétrica necessária ao longo do dia sem se preocupar;
  • Fornecimento de energia elétrica nos períodos em que não há geração de energia (durante a noite, por exemplo);
  • Fornecimento de energia elétrica necessária mesmo em tempos nublado.
Quando é dispensável o uso de bateria no sistema de energia solar?

Atualmente encontramos uma unidade geradora de energia fotovoltaica – o sistema “On-Grid” ou conectado à rede.

Ao contrário do sistema autônomo (Off-Grid), o conectado à rede (On-grid) não precisará de um banco de baterias. Neste caso a concessionária será sua bateria! Você será um produtor de energia e parceiro da distribuidora.

  1. O sol incidirá nos painéis fotovoltaicos instalados em seu telhado e gerará energia elétrica;
  2. Essa energia gerada passará por um inversor interativo, que trabalha em paralelo com a rede da concessionária (exemplo, EDP Bandeirantes);
  3. Ele transformará a energia para nosso padrão de consumo e toda energia gerada será injetada no quadro de distribuição da residência (3), sendo consumida durante o dia;
  4. Se a geração for maior que seu consumo, a eletricidade passa a ser fornecida para a distribuidora pelo relógio bidirecional de sua residência.
Sistema Off-Grid

Hoje, falando em energia solar por sistemas fotovoltaicos, a Entec Solar disponibiliza os dois modelos de instalação mais utilizado em residências e empresas – Sistema Entec Off-Grid e On-Grid.

O sistema Entec Off-Grid é indicado para locais onde não há fornecimento de energia pela concessionária, como por exemplo em áreas rurais.

Automatizando um sistema Off-Grid de produção de energia solar, também é possível gerar economia de energia elétrica nas indústrias, comércios e residências servidas pela rede local da concessionária.

Outra aplicação muito relevante são bombas d´água abastecida por energia solar fotovoltaica, facilitando, assim, sua instalação longe de um quadro elétrico.

Sistema On-grid

Nesse sistema acontece o compartilhamento de energia elétrica com a rede local da concessionária por um meio de um contato. Assim, é contabilizada tanto a energia consumida como a enviada para a rede.

Este crédito de energia gerado permite o uso mais tarde, já na noite seguinte ou em até 36 meses.

Esse sistema é o mais indicado para residências, pois assim não é necessário o uso de baterias, uma vez que a própria energia extra gerada durante o dia poderá ser utilizada a noite quando não houver energia solar para alimentar o sistema.

O que significa que o valor da energia injetada é utilizado como crédito energético, e serve para abater do valor da energia consumida.

O máximo que pode ser abatido é 100% do valor da energia consumida, e por resto pagando somente uma taxa mínima cobrado pela distribuidora de energia.

Quer saber mais sobre os sistemas de energia solar fotovoltaicos da Entec Solar? Clique aqui.