Qual a importância da energia solar para o meio ambiente?

Que tal adotar a energia solar para gerar eletricidade em sua residência ou escritório?

Qual a importância da energia solar? Que tal adotar a energia solar para gerar eletricidade em sua residência ou escritório? Sustentabilidade e economia são as palavras-chave para definir esse tipo de energia.

“Verde” ou não poluente, ela é uma ótima alternativa renovável – já que é produzida pelo sol, uma fonte inesgotável de calor. Além do mais, representará uma despesa a menos no final do mês.

Veja a seguir essas e outras vantagens de se instalar um sistema fotovoltaico, que é uma das formas mais comuns de captação da energia solar.

Benefícios socioambientais da energia solar
  • É uma forma de possibilitar que o meio ambiente e a tecnologia coexistam;
  • A energia gerada por meio dos raios solares é limpa ou “eco-friendly”, sem representar qualquer ameaça para os ecossistemas;
  • Além disso, é extremamente versátil, podendo ser aplicada em carros, cozinha, relógios, aquecedores e estações de tratamento de água, além da própria geração de energia elétrica;
  • Da mesma maneira, com uma maior exploração do potencial desse tipo de energia, os recursos hídricos (usados na geração de energia elétrica) podem ser poupados;
  • Para a instalação de painéis fotovoltaicos não é necessário realizar o desmatamento de qualquer área de vegetação;
  • Os resíduos das células fotovoltaicas são eliminados por meio de técnicas modernas, que evitam a poluição ambiental;
  • Ao ser utilizada, a energia solar não libera nenhum gás ou agente poluidor;
  • A instalação dos painéis garante o fornecimento de energia elétrica até para as regiões mais remotas, onde as concessionárias não conseguem chegar.
Como funciona um sistema de energia solar?

Os painéis fotovoltaicos ficam voltados para o sol, com o objetivo de captar o máximo de raios solares (podem ser instalados no telhado das casas e no solo também).

São eles os responsáveis por gerar a energia solar. Com o auxílio de um equipamento chamado inversor solar, o sistema converte a energia do sol em energia elétrica.

Então, um quadro de luz distribui a energia para a sua residência ou escritório, podendo ser usada por qualquer aparelho eletroeletrônico ligado à tomada.

Além de você diminuir a quantidade de energia contratada pela companhia de energia da sua região, ainda consegue gerar créditos em sua conta de luz, por meio do estoque excedente.

Qual a importância da energia solar ?

Viu só? Trata-se de uma matriz energética bastante promissora! Quem se preocupa com a sustentabilidade e a manutenção de condições mínimas para a sobrevivência e qualidade de vida das próximas gerações deve considerar essa possibilidade.

Para saber como instalar um painel fotovoltaico em seu imóvel, procure uma consultoria especializada. Embora o investimento ainda seja alto, ao longo do tempo, a redução nas contas de luz acaba compensando.

Peça um orçamento, você vai se surpreender com a economia que poderá fazer!

Sistema de energia solar fofovoltaico

A Entec Solar possui vasta experiência na instalação de sistemas de energia fotovoltaica, além de disponibilizar treinamentos e capacitações aos interessados em se tornar especialistas em energia solar.

Dessa maneira, os profissionais podem oferecer a instalação de módulos com mais segurança a seus clientes. Saiba mais sobre a atuação da Entec Solar e seu Curso de Capacitação clicando aqui ou entre em contato por telefone: 41 3209-3101.