Qual a vantagem de instalar um sistema solar fotovoltaico em áreas rurais?

A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade tem se destacado, sobretudo pelo desenvolvimento de novos tipos de energias e boas práticas ambientais no meio rural.

O sistema fotovoltaico, por exemplo, tem inúmeras vantagens, seja em propriedades pequenas ou grandes. Neste post, você vai conhecer os principais benefícios deste tipo de energia.

A geração de energia elétrica por meio de energia solar fotovoltaica é uma das que mais tem crescido, e o Brasil tem se destacado pelo seu potencial para gerar esse tipo de energia.

Mas como utilizar um sistema solar fotovoltaico em áreas rurais

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o País deve estar como um dos 10 maiores no mercado mundial, nos próximos 10 anos.

Como aproveitar a energia solar?

A energia solar pode ser aproveitada por meio do uso do calor do sol – que é utilizado para fazer o aquecimento da água, o que diminui o custo da conta da energia por não haver mais a necessidade de chuveiro elétrico.

Outra forma é com a utilização dos painéis fotovoltaicos, que transforma a luz solar em energia elétrica. Uma das principais vantagens é que consegue reduzir a conta em cerca de 95%.

O sistema fotovoltaico pode ser instalado facilmente locais remoto e tanto em propriedades grandes como pequenas.

Desta forma, pode ser usado facilmente em chácaras, sítios, fazendas ou outros lugares que não existam redes elétricas convencionais ou a instalação tem um custo alto.

A energia é gerada pela instalação de placas solares, que conseguem converter a radiação do sol em energia elétrica pelo uso de células fotovoltaicas. Além da redução na conta, o sistema também é muito eficiente, pois funciona em dias nublados.

Esse tipo de energia, além de ser usada para as atividades diárias, também pode ser utilizada para irrigação, bombeamento de água, resfriamento do leite, entre outros tipos de atividades que são comuns no meio rural.

Onde posso utilizar a energia solar fotovoltaica?

A energia fotovoltaica também pode ser utilizada na implantação de cercas elétricas, para proteger a criação de gados ou outros animais, por exemplo. Outro uso é no processo de dessalinização, que consiste em separar os sais que ficam na água.

O consumo energético no meio rural é extremamente alto e com o uso deste tipo de energia o agricultor tende a economizar de forma significativa.

Além disso, é renovável, sustentável, barata e representa uma excelente alternativa, uma vez que a radiação solar no Brasil é abundante.

Um sistema fotovoltaico pode ser montado e instalado de forma rápida e eficiente nos telhados ou até no solo.

Os custos que envolvem todo o processo de operação e manutenção são muito baixos e também contemplam a limpeza dos painéis, que devem ser feitas poucas vezes por ano.

O investimento em sistema solar fotovoltaico em áreas rurais é seguro e rentável, e também auxilia na manutenção do meio ambiente e no desenvolvimento da sustentabilidade. A empresa Entec Solar é referência neste segmento.

Entre as principais vantagens de se instalar um gerador fotovoltaico destacamos:

  • Os sistemas são autossuficientes e renováveis, pois usam a energia do sol como único combustível;
  • Os sistemas não geram ruídos e também não emitem poluição;
  • A instalação é fácil e simples;
  • O custo de manutenção é baixo.

Faça um orçamento para instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico! A Entec Solar dispõe de profissionais altamente capacitados. Clique aqui e saiba mais.