Saiba mais sobre o kit de energia solar

Para instalar a energia solar fotovoltaica é necessário um kit que é composto por uma série de equipamentos e painéis.

O que é um Kit de energia solar

Em linhas gerais, para instalar a energia solar fotovoltaica é necessário um kit que é composto por uma série de equipamentos e painéis.

Esses equipamentos trabalham juntos com a finalidade de gerar energia para sua residência, empresa ou qualquer outra aplicação que utilize eletricidade.

Instalação

Apesar de que há alguns modelos muito básicos de kit de energia solar – que podem ser instalados por pessoas com um mínimo de conhecimento em elétrica – aqueles direcionados para residências devem sempre ser instalados por um profissional eletrotécnico.

Além disso, temos que lembrar que ele precisa ser regularizado junto à fornecedora de energia elétrica. Esse processo requer uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e quem pode oferecer isso é o Engenheiro Eletricista.

Por outro lado, há kits que não necessitam ser conectados à rede. Geralmente, eles não precisam apresentar a ART na concessionária, mas isso não dispensa o profissional qualificado para a instalação.

Kit de energia solar – composição

O quem vem no kit de energia solar dependerá de seu objetivo. Os mais utilizados são os seguintes:

  • Kit solar fotovoltaico para residências;
  • Kit solar fotovoltaico para iluminação;
  • Kit solar fotovoltaico para irrigação ou bombeamento.
Kit de energia solar fotovoltaica para residência

Os kits desenvolvidos para residência são completos, ou seja, contam com todos os equipamentos que são necessários para a geração de energia: conectores especiais, cabeamento especial, estrutura de fixação, inversor solar e painéis solares.

Esses kits são desenvolvidos para ser fixados nos telhados das residências. Mas de acordo com o caso, o tipo de fixação pode ser modificado sendo possível sua alteração sem nenhum tipo de problema.

Por fim, é importante ressaltar que devemos sempre fazer uma verificação de todos os componentes. Isto é, se eles são certificados pelo Inmetro.

Essa simples ação tem como objetivo evitar transtornos no futuro garantindo a qualidade do serviço, dos equipamentos e a própria tranquilidade e segurança do usuário.

As vantagens de poder contar com um kit de energia solar são várias. Entre elas, vale destacar:
  • Não polui o ambiente durante o uso;
  • Kits e centrais necessitam de poucas manutenções;
  • Os painéis estão a cada dia, mais eficientes;
  • Os preços de kits e painéis têm caído;
  • A energia solar é um ótimo recurso para regiões remotas ou de difícil acesso;
  • Em países tropicais, a exemplo do Brasil, ela pode ser obtida em praticamente todo o território nacional.

Apesar de tudo o que foi abordado e da clara certeza de que o Brasil é um dos melhores lugares do mundo para quem quer economizar apostando em fontes alternativas de energia, precisamos considerar que vivemos em um país onde há poucos incentivos nesse sentido.

Claro que essa situação tem mudado aos poucos e com isso, espera-se que nos próximos anos haja um significativo aumento do uso de kits de energia solar fotovoltaica especialmente para os consumidores comuns.

Quer saber mais sobre o kit de energia fotovoltaica? Entre em contato com a Entec Solar que, além de dispor de um Programa de Capacitação de Energia Solar – que objetiva disseminar conhecimento sobre essa alternativa de energia limpa e renovável – também pode ajudar fazendo um orçamento sem compromisso para sua residência ou empresa. Acesse o nosso site ou ligue para 41 3209-3101.