Tipos de sistema de energia solar

Possibilita uma economia considerável nos custos operacionais.

O sistema de energia solar vem crescendo exponencialmente devido o seu bom desempenho e economia. Seus benefícios são para diversas demandas, como indústrias, propriedades rurais e residências.

Devido à sua produção possibilitar uma economia considerável nos custos operacionais, a escolha pela energia solar é indicada para quem busca alternativas que promovam o equilíbrio das contas e a possibilidade de novos investimentos, inclusive, a modernização da própria empresa, por exemplo.

A energia solar gera eletricidade por meio de captação de luz solar

É considerada uma fonte de energia limpa e renovável e, atualmente no Brasil, é uma das fontes energéticas mais promissoras e com potencial de desenvolvimento para todas as regiões do País.

Outro ponto relevante é a geração de energia solar, possível por meio de três sistemas de captação: a térmica; fotovoltaica e a termossolar.

Energia fototérmica ou de aquecimento solar

Esse sistema de aquecimento solar é feito por meio de painéis solares do tipo coletor solar térmico, onde a coleta da energia térmica da radiação solar é transferida para um reservatório d’água térmico, o qual permanecerá aquecido até o momento de sua utilização.

Os painéis são, em geral, fabricados nas cores escuras, para que seja potencializada a absorção da energia solar e são fabricadas em cobre ou alumínio, excelentes condutores de corrente elétrica.

Energia solar fotovoltaica

Seu funcionamento é feito por meio de placas solares construídas com materiais como o silício (altamente condutores de corrente elétrica) – os quais captam a energia originada do sol. São instalados em superfícies amplas como lajes e telhados.

As placas fotovoltaicas são conversoras de energia solar em energia elétrica, em alguns casos é necessária a utilização de uma bateria acoplada (a qual serve de armazenamento).

O sistema de energia solar fotovoltaico pode ser subdividido em duas categorias:
  • On-Grid ou dentro da rede: esses são os mais utilizados, devido à sua viabilidade econômica ser alta, por meio do sistema on-grid é possível reduzir o gasto mensal em até 95% e chegar até o valor mínimo, pagando-se somente o custo para sua operacionalidade.
  • Off- Grid ou fora da rede: de outro lado temos o off-grid (este não fica conectado à rede) o que demanda a estocagem de energia por meio de bateria. Nesse formato o custo é um pouco mais alto, devido a manutenção das baterias, o que inviabiliza seu uso.
Energia termossolar

Por meio do sistema de energia solar termossolar é produzido calor, o qual será disseminado por meio de um procedimento de concentração (espelhos) a radicação solar.

Este modelo de captação de energia solar é menos utilizado devido à sua alta complexidade e custo operacional.

A energia termossolar é indicada para grandes instalações, pois consegue unir as vantagens da energia solar térmica, proporcionando o armazenamento de calor, e multifuncionalidade da energia elétrica.

Fazendo a comparação dos três sistemas de energia solar, podemos concluir que a energia solar térmica é uma das mais eficientes, agregando economia a seu pacote de benefícios.

Já a energia fotovoltaica tem muita versatilidade e confiabilidade, sendo inclusive usada em satélites e, por fim, a energia termossolar é destinada para grandes áreas e para demandas que seja necessária a armazenagem de calor.

Conheça a Entec Solar. Clique aqui e saiba mais ou entre em contato: 41 3209 3101.