Você sabe como funciona o selo Procel?

O selo especifica a eficiência no consumo de energia em cinco níveis: A, B, C, D e E.

Nos últimos anos, principalmente após os cortes efetuados em muitos subsídios que o Governo Federal oferecia para reduzir o preço da luz elétrica no País, a conta de luz vem, cada vez mais, pesando no bolso do brasileiro.

Na busca por economizar energia, é importantíssimo que o consumidor se atente, também, ao Selo Procel.

O Selo Procel foi instituído por decreto no Brasil, em 1993, por meio do ”Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica”. Desde então, o selo é uma referência para que o consumidor saiba a eficiência energética de cada produto elétrodomético que possa adquirir.

O método utilizado para medição da eficiência dos produtos é resultado do trabalho feito pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Estatística) e por pesquisadores de universidades brasileiras, também de laboratórios, além é claro, das próprias fabricantes de eletrodomésticos.

Além de permitir aos clientes consumir menos energia, o selo também estimula as empresas a produzirem equipamentos cada vez mais eficientes, melhorando a qualidade dos produtos no mercado brasileiro e estimulando a pesquisa para encontrar meios de aumentar a eficiência dos itens.

O Selo Procel é dividido em quatro categorias:

  • Eletrodomésticos: Congeladores, Refrigeradores, Lavadoras, Televisores, Ventiladores, Condicionadores de ar e Micro-ondas;
  • Iluminação: Lâmpadas Fluorescentes Compactas, Lâmpadas a Vapor de Sódio, Lâmpadas LED, Reatores e Luminárias LED;
  • Bombas e Motores: Bombas e Motobombas e Motores Elétricos;
  • Solares: Sistema de Aquecimento Solar e Sistema Fotovoltaico
E como o Selo Procel funciona na prática?

Basicamente, o selo especifica a eficiência no consumo de energia em cinco níveis, sendo eles A, B, C, D e E, do mais eficiente para o menos eficiente. No selo, também é possível encontrar informações sobre qual é o produto, sua fabricante, seu modelo e voltagem.

Ainda há informações sobre o consumo de energia em KwH/mês, consumo em modo standby em W (quando o produto está ligado na corrente elétrica mas sem ser utilizado), capacidade total de refrigeração em kW e a eficiência energética a plena carga que, quanto maior, melhor.

Embora o Selo Procel seja fundamental na economia de energia, é sempre importante lembrar que a energia elétrica está longe de ser a fonte mais saudável para o meio ambiente.

Opções como a energia solar, podem gerar uma economia de 50% a 95% na conta de luz, além de reduzirem a emissão de gases de efeito estufa, reduzindo o impacto negativo da produção de energia na natureza.

Medidas como o Selo Procel e a utilização de fontes limpas de energia, como a solar, são fundamentais para a garantia não somente de economia nas contas, mas enquanto um zelo maior pelo meio ambiente em que vivemos, proporcionando, assim, a saúde do planeta e a sustentabilidade.

Nesse contexto, a Entec Solar oferta soluções em energia solar, tanto na automatização de sistema OFF-GRID para economia de energia em casas, indústrias e outros, como o sistema ON-GRID, onde há o compartilhamento de energia elétrica da concessionária com a rede de consumidores.

Além disso dispõe de um Programa de Capacitação em Energia Solar, ideal para quem quer tornar-se profissional na instação de sistemas de energia solar fotovoltaica. Saiba mais aqui ou entre em contato conosco: 41 3209 3101.